Record: reconstituição da imagem de acidentes

IBP Brasil foi consultado pela TV Record sobre a precisão, qualidade e confiabilidade dos métodos utilizados para a reconstituição pericial de imagens de acidentes em acidentes de trânsito. A entrevista com o coordenador do IBP, Eng. Gustavo Batistuzzo, foi veiculada no dia 29 de junho de 2014 pelo programa Domingo Espetacular .

Falando-se em termos gerais e com relação aos infelizmente muitos casos que ocorrem no mundo todo, o acelerado desenvolvimento tecnológico proporciona computadores, softwares e métodos poderosos para a investigação dos cenários e das condições ambientais nos quais ocorreram graves acidentes, são recursos sofisticados que colaboram com o Poder Judiciário durante a apuração de causas e definição das responsabilidades nas esferas criminais ou cíveis.

Cada vez mais, a reconstituição é auxiliada não apenas pelo exame pericial direto do local do acidente, mas também por imagens captadas por câmaras de segurança no período em que ele ocorreu e pela avaliação de dados e plantas gerados por precisos sistemas de georreferenciamento. Além disso, é cada vez mais frequente a presença de dataloggers, dispositivos que registram em logs os principais eventos ocorridos, como a conhecida “caixa preta” utilizada não somente em aeronaves, mas também em caminhões, ônibus, trens, automóveis e muitos outros equipamentos. Todas essas informações são analisadas principalmente sob a óptica das leis da física e segundo as regras e normas técnicas pertinentes, gerando laudos técnicos que contém imagens ou vídeos que mostram aos operadores do Direito a reconstituição do acidente. Esse material técnico precisa ser autenticado por entidade renomada na área pericial, pois um vídeo animado ou uma figura têm grande poder de convencimento, qualquer imprecisão poderá levar a engano o juiz, as partes e a própria sociedade.

Dessa maneira, é importante que vídeos, imagens e diagramas que transmitem de maneira visual a reconstituição de um acidente apresentem sempre sua fundamentação técnica, sejam certificados quanto à sua precisão por pelo menos um órgão renomado e, mais importante ainda, sejam submetidos ao contraditório técnico onde especialistas que representam as diferentes partes possam debater entre si para levar a verdade dos fatos ao Judiciário. O IBP é centro pioneiro em estudos e laboratório forense de perícia transdisciplinar.

(2014)

Veja também